Apesar de estarmos a pouco mais de quatro meses da sucessão da Seccional Rondônia da OAB na prática a disputa já começou, e a pré-campanha eleitoral dos postulantes ao cargo de presidente da entidade vem movimentado os bastidores nos últimos dias.

Obrigado por acompanhar o Blog do Painel. Não esqueça de nos seguir no GoogleNews e contribua com nosso blog. Sua ajuda é muito importante.

E dois candidatos devem polarizar o debate e a preferência do eleitorado.

Zênia Cernov e Elton Assis (atual presidente) já sinalizam como os favoritos.

Zênia, com um discurso enxuto e direto, agregou a oposição e também é vista com simpatia perante o grupo da atual gestão, onde tem atraído a atenção de vários advogados pelo discurso leve e simpático. Conta com um grupo forte e experiente de coordenação de campanha, além de apoios importantes, como da advogada Maracélia Oliveira, que disputou a última eleição com o atual gestor.

Já o advogado Elton Assis estaria sofrendo pressão da familia e de seu próprio escritório de advocacia para que não participe deste pleito, motivo pelo qual ainda não confirmou sua candidatura, e vem gerando insegurança em sua base. Isso reflete na debandada de apoios declarados, e até integrantes de sua gestão, como o advogado Igor Habib, atual tesoureiro da CAARO, que na última semana declarou em sua rede social apoio ao grupo de Zênia.

Elton Assis, atual presidente ainda não definiu se vem a reeleição

Elton chegou a lançar a advogada Aline como pré-candidata, até mesmo para fazer frente ao apelo de candidata do sexo feminino ostentado pela adversária, mas recuou no apoio quando viu que o plano não decolou.

Outro que deve ensaiar entrar na disputa é o advogado Marcio Melo, atual diretor geral da Seccional comandada por Elton. Elton rompeu com Marcio em razão deste se lançar como pré-candidato à revelia do grupo da atual gestão. E isso pegou mal.

Apesar de Marcio estar ensaiando sua pré-candidatura, a forma como ocorreu o rompimento com Elton prejudicou bastante a base, além do excesso de peças publicitárias em redes sociais, que vem despertando certa desconfiança dos advogados, inclusive dos jovens, que possuem um perfil mais conservador que as demais categorias. Falta pista para decolar.

E com o provável lançamento da candidatura de Elton a reeleição, que ainda não tem data para acontecer, Aline e Marcio vão se ver obrigados a retirar o time de campo, seja porque são candidaturas que não possuem viabilidade eleitoral, ou para não rachar a base de sustentação da atual diretoria, que já está bem desgastada.

Além disso, ao que parece, com exceção da candidata Zênia e Elton, que contam com grupo de apoio e alguma consistência eleitoral, as demais candidaturas parecem ser mais fruto da vontade individual do que desejo coletivo.

Ainda tem muita água para rolar sob as pontes antes da largada definitiva, mas já dá para ter uma idéia de quem são os ‘cavalos paraguaios’ e os favoritos.

Siga em nossas redes sociais e receba notícias via Whatsapp

Jornalista, consultor em comunicação e gestão de crise

Uma resposta em “Disputa pela presidência da OAB-RO deve polarizar entre Elton e Zênia”