fbpx

Lentidão: Pelo menos 100 mil doses de vacina estão nas mãos de prefeitos em RO

Envie para seus amigos

Dados do governo federal mostram que pelo menos 100 mil doses de vacinas estão nas mãos de prefeitos em municípios de Rondônia e ainda não foram aplicadas. E a demora não ajuda em nada o combate à pandemia.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram distribuídas 213.608 doses, convocadas 75.641 dos grupos prioritários, e aplicadas 108.121 doses, sendo 78.144 pela primeira vez e 29.977 já recebendo a segunda dose do imunizante.

Isso dá uma ‘sobra’ de 105.487 que estariam nas mãos dos prefeitos.

Tela mostra as vacinas encaminhadas aos municípios de Rondônia

É evidente que muitos municípios tem dificuldades em função da falta de pessoal, estrutura de atendimento, mas é preciso fazer um esforço conjunto, e o governo do Estado deveria estar auxiliando nessa logística, de forma mais efetiva.

Tela mostra quantitativo de vacinas

O governo tem pessoal, e pode requisitar, por exemplo, bombeiros, enfermeiros e auxiliares, usando até mesmo acadêmicos de cursos de enfermagem, técnicos e alunos de medicina para atuar. Em qualquer população preocupada com a coletividade, essas pessoas estariam se voluntariando para ajudar nesse processo, mas com raras exceções, estamos fadados a amargar uma longa espera.

E para os professores, que o governo queria enfiar um dia desses em salas de aula, não tem nem previsão de vacina…

Para ser justo, esses dados foram obtidos na última quarta-feira. Os números de vacinados devem estar um pouco maiores, mas bem pouco mesmo.

Deixe um comentário