Close

Mensagens entre secretário-geral da OAB/RO e presidente revelam clima de forte tensão pré-eleitoral

O Secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Márcio Melo Nogueira (foto acima) rompeu publicamente com o atual presidente da seccional, Elton Assis, em um grupo de Whatsapp nesta semana.

Márcio, que é pré-candidato à presidência da Ordem nas eleições que ocorrem este ano, encaminhou mensagem a Elton, onde afirma ‘ter feito compromisso de não repetir o tom de conflagração ocorrido na eleição anterior’, quando Assis disputou com a advogada Maracélia Oliveira, e segundo Nogueira, ele “está se esforçando para cumprir esse compromisso’, mas acusa Elton de estar dificultando sua atuação com secretário-geral.

De acordo com Márcio, a mensagem havia sido ignorada por Elton, e por conta da proximidade do horário da sessão, ele resolveu torna-la pública. Veja a íntegra das mensagens, encaminhadas ao presidente, e mais abaixo, a que ele enviou aos demais advogados:

Elton Assis, atual presidente da OAB/RO

Boa noite, presidente. Confio que esteja bem. Eu assumi compromisso comigo mesmo e contigo que não repetiríamos o tom de conflagração havido nos tempos da Mara/Andrey. Nossa história não permite isso, que nos coloquemos assim na condução das rotinas da oab, em prejuízo do que somos e da instituição que nos é tão cara. Tenho me esforçado maximamente para honrar o compromisso e assim pretendo agir até o final. Por isso venho lhe pedir reflexão sobre os últimos acontecimentos para que achemos uma forma de permitir o meu funcionamento regular, como secretário-geral que sou, até 31/12. Se preferir não tratar diretamente comigo, podemos eleger alguém de consenso para fazer a ponte. Tenho ótima relação com a Solange, por exemplo. Ou caso tenha alguma outra sugestão, estou aberto a construir um caminho de consenso. O que não podemos mais é nos colocarmos perante o conselho como agora há pouco, em que a vice-presidente, a seu mando, cumpre encargo do secretário-geral. Peço encarecidamente que reflita e se disponha a construirmos uma solução de consenso condizente com a estatura de todos os envolvidos.

Amigas e amigos, boa noite. Compartilho com vocês mensagem que enviei há pouco mais de uma hora atrás ao nosso Presidente, sem resposta até agora. Como restou inviável o esforço de interlocução e dada a proximidade do horário previsto para o início da sessão, exponho diretamente ao Conselho que nosso Regimento Interno prevê que as sessões são realizadas na data prevista no calendário aprovado pelo Conselho bem ainda que integram a pauta da sessão todos os processos ainda não julgadas. Desse modo, o Conselho pode, se assim entender, em cumprimento ao Regimento Interno que a todos nós submete, indistintamente, realizar a sessão no dia e hora que previamente designou e nela julgar qualquer dos processos pendentes de desfecho e que tenham voto pronto. É motivo de grande honra para mim estar junto a vocês fazendo nossa amada OAB viva. Qualquer que seja o encaminhamento deste Conselho, sempre, contem comigo para fazer respeitar, honrar e cumprir. Como tenho feito há 8 anos e cinco meses, sigo à disposição.

LEIA+
Zênia Cernov e Márcio Nogueira devem disputar OAB de RO este ano

Jornalista, consultor em comunicação e gestão de crise

1 Comment

  1. Triste isso expor problemas internos que poderiam ser resolvidos em uma conversa digna. Temos visto tanta baixaria nas campanhas eleitorais por políticos sedentos de poder e com a possibilidade do que podem fazer com esse poder e nos entristece que na busca de se projetar eleitoralmente para um cargo, que a princípio, deveria ser norteado por comportamentos éticos e confiáveis um candidato chegue a tal nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comment
Total
18
Share
scroll to top