No Facebook, Marcos Rocha fala com menos gente que Hildon Chaves

No Facebook, Marcos Rocha fala com menos gente que Hildon Chaves

Envie para seus amigos

A diferença é pequena, e mostra que as bolhas são praticamente as mesmas. Enquanto Marcos Rocha, que praticamente governa pelo Facebook tem 44.430 mil seguidores (curtidas na página 31.868), o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves conta com um séquito de 41.433 seguidores. Mas em compensação Hildon tem 40.226 curtidas em sua página.

O que isso quer dizer? Absolutamente nada. Mas, é um indicativo complicado para Marcos Rocha, que em tese deveria ter o dobro de seguidores, já que sua atuação é estadual. A bolha de Rocha é pequena, e tende a encolher. A de Hildon reduziu significativamente nos últimos anos e ele estacionou. Rocha não aumentou.

Como o Facebook tende a reduzir cada vez mais o alcance orgânico, até o fim do mandato Marcos Rocha vai estar falando com menos de 4 mil pessoas em cada postagem, o mesmo que HIldon. São as bolhas ficando cada vez menores e os problemas maiores.

Só uma observação sobre redes sociais, elas não ganham eleição. Bolsonaro não foi eleito por rede social. Pesquisadores indicam que o forte da campanha foram as notícias falsas que circularam via Whatsapp, respaldadas pelo Facebook e Youtube, com algorítimos criminosos que privilegiaram verdadeiras barbáries contra adversários. O que ganha eleição é o contato com os eleitores, olho no olho, e não vai demorar para a classe política entender isso de uma vez.